Breve resumo sobre Eritropoiese


Primeiramente devemos resumir rapidamente sobre hematopoiese: 

Conceitos: 

A hematopoiese é a formação de células hemáticas, sendo assim o seu estudo é muito importante para analisar um hemograma ou ainda entender a anemia ferropriva ou a anemia aplasiaca por exemplo. Dentro destes conceitos tão abrangentes ainda temos a eritropoiese que é uma fração desse todo e que nos traz o conhecimento sobre a formação da hemácia como produto final!

Qual órgão é responsável?

A formação do sangue fetal, no primeiro trimestre da vida uterina é dado através do saco vitelíneo, já no segundo e terceiro trimestre é através dos órgãos linfoides: fígado, baço e linfonodos. Já a partir do nascimento essa função passa a ser pela medula óssea (vermelha) de todos os ossos do corpo humano, no entanto com o passar do tempo e com uma maior ossificação e espessamento desses ossos e transformação da medula óssea vermelha (funcionante) em medula óssea amarela (não funcionante), sendo assim essa função passa a ser de exclusividade de alguns deles: Medula óssea do externo, ilíaco, costelas, vértebras, ossos do crânio, epífise proximal do fêmur e úmero.

Como ocorre?

A hematopoese se dar a partir de uma célula tronco que pode se diferenciar em dois grandes grupos: linhagem linfoide e linhagem mieloide. A linhagem linfoide tem como produto final os linfoides T e B, Já a linhagem mieloide tem como produtos finais os granulócitos: Neutrófilos, Eosinófilos e Basófilos, eritrócitos, plaquetas e monócitos/macrófagos
.
Hematopoiese medular:


Eritropoiese:


Na eritropoiese temos a formação da hemácia através de uma linhagem mieloide que vem de um progenitor eritrocitário: proeritroblasto -> diferencia-se em eritroblasto basofilico -> eritroblasto policromático -> eritroblasto ortocromatico (temos a expulsão do núcleo) ...-> reticulocito -> Hemacia (quando cai no sangue).



Qual o hormônio responsável?

A eritropoietina é uma glicoproteina produzida nos rins (90%) e no fígado (10%), é o hormônio responsável pelo controle da eritropoiese. A produção de eritropoetina é estimulada através da hipoxia, que por consequência estimula a eritropoiese. Na anemia por insuficiência renal não encontramos a eritropoietina aumentada. Já nas outras anemias, que levam a hipoxia, encontramos um grande numero de eritropoietina.

O que é reticulocitose? 

Outro conceito que devemos levar em conta é a reticulocitose, que é a formação do produto final da eritropoiese, isso acontece em algumas anemias: anemias hemolíticas ou perda aguda de sangue. Não encontraremos reticulocitose em algumas anemias hipoproliferativas como: anemia aplásica, anemia ferropriva, megaloblasticas... pois apesar de existir a estimulação hormonal, não existe produtos capazes (falta células troncos, falta B12, falta ferro) para a adequada função na medula óssea.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anatomia: músculos da mão.

Breve resumo sobre Artrite Reumatóide!

Bioquímica: Teste de seliwanoff.