Breve resumo sobre artrite psoriásica

A artrite psoriásica faz parte de um grande grupo de patologias as Espondiloartropatias soronegativas (entesopatias),  que cursam com fator reumatoide negativo e comprometem as enteses (inserção de tendão/ligamentos/capsula no osso).

Quais patologias fazem parte desse grupo?

Espondilite anquilosante (protótipo)
Artrite reativa (Reiter)
Artrite psoriásica
Antrite enteropática (crohn, RCU, celíaca, whipple)

Características comuns?

Acometimento das enteses (tendões, ligamentos...)
Acometimento das articulações AXIAIS (principalmente sacroilíacas e coluna vertebral)
Pode haver acometimento de articulações PERIFÉRICAS
Associação com HLAB27; FR NEGATIVO


Paciente são jovens (<40 anos)

Artrite psoriásica:

É uma artrite que compromete pacientes com psoríase, sendo que em 80% a 85% as lesões da psoríase precedem a artrite, já em 15% a 20% dos casos a artrite pode preceder as lesões da psoríase, e nesse caso um diagnóstico mais difícil e por pesquisa da doença de base.

Psoríase: condição idiopática, no qual o paciente apresenta lesões em pápulas e placas e de provável causa imunológica. Existe ainda a postular e que possui prognostico reservado. A fisiopatologia, atinge IFD + envolvimento ungueal.



HLA-B27 positivo em 50-70% da doença com comprometimento de articulações axiais, e menor ou igual a 20 % se tiver comprometimento periférico.
 
lesão em mmss da psoríase 
Manifestações clinicas:

Existem 5 variedades da artrite psoriásica:
1.Poliartrite simétrica (semelhante AR);
2.Artrite axial (semelhante EA), tem característica de ser assimétrica;
3.Oliartrite assimétrica (semelhante AR), principalmente membros inferios, pode ter dactilite;
4.Antrite das interfalangianas distais (pensa em osteoartrose e psoríase);
5.Artrite mutilante;
rx: artrite psoriásica, deformidade de lápis no copo


Na artrite deformante/mutilante: pode existir a destruição óssea, que deixa dos dedos curtos pois nesses casos vai existir a dissolução óssea, e essa deformação dos ossos apresenta-se radiologicamente como uma deformidade chamada de lápis no copo. Existe ainda uma outra, chamada de deformidade em telescópio, onde o dedo encaixou na mão e fica como telescópio, o examinador consegue puxa-lo e segura-lo na sua posição original, retornando para a forma de telescópio assim que solto. Vale lembrar que as alterações ungueais estão presentes em 90% dos casos de artrite psorisiática, e se tiver alteração IFD podemos ter quase 100% dos casos. Quando se tem psoríase sem a presença de artrite o acometimento ungueal está presente em cerca de 40% dos casos.
deformidade em telescópio

 
deformidade ungueal, psoríase

Prognóstico:

Na psoríase pustular é pior, e se tiver artrite a doença articular será mais grave e nas outras com o controle medicamentoso existe um bom prognostico.

Tratamento:

AINEs (<4 articulações envolvidas), cao já exista doença erosiva ou mais de 4 articulações usa-se Metotrexato, se não resolver em três meses faz-se: Metotrexato + inibidor da TNF alfa (diminui os sinais e sintomas articulares e dermatológicos)!





Imagens retiradas do google imagens, pesquisadas como: psoríase em placas, psoríase, deformidade lápis de copo, deformidade em telescópio e deformidade ungueal da psoríase.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anatomia: músculos da mão.

Breve resumo sobre Artrite Reumatóide!